"Se você pensar que pode, estará certo. Se você pensar que não pode, também estará certo."
Henry Ford

terça-feira, 17 de abril de 2012

Legalização de Aborto em casos de fetos anencéfalos

Feto sem Cérebro - Aborto mais próximo de ser legalizado
Julgamento do STF começou: foram 5 votos a favor e 1 contra
Por decisão do Supremo Tribunal Federal - STF, as gestantes de fetos com anencefalia - sem cérebro ou com má formação cerebral - deverão ficar livres do risco de serem processadas criminalmente por aborto. No julgamento, iniciado ontem (11/04/12), foram 5 votos a favor do direito de antecipação do parto para grávidas nessa situação. Confirmado o resultado, toda grávida de feto sem cérebro poderá procurar um hospital público para antecipar o parto sem o risco de ela e o médico serem processados.
Vida
A maioria dos ministros que já votaram julgou que a interrupção da gravidez nesse caso não viola o direito à vida, pois o feto seria natimorto - não teria vida. Ministros fizeram questão de ressaltar que a decisão não significa um primeiro passo para a liberação total do aborto: "aborto é crime contra a vida. No caso do anencéfalo, não há vida possível".
Manifestações
Manifestações a favor e contra a legalização desse tipo de interrupção da gravidez foram feitas ontem pela internet e em frente ao STF. Contra a medida, religiosos rezaram. Entre eles estavam o casal Marcelo e Joana Croxato, que tem uma filha de 2 anos diagnosticada com acrania que, segundo o pai, é um caso de anencefalia.Já a dona de casa Severina Ferreira, que viveu uma gestação desse tipo, foi a Brasília para defender o direito das mulheres de interromper a gravidez: "Espero que Deus ilumine essas pessoas que estão julgando. E que seja aprovado para que outras mães não passem o que eu passei", disse.

Opiniões
Contra
"Lei nenhuma deve autorizar a morte".
Sou a favor da vida em sua plenitude. A ciência já comprovou que a vida começa com a concepção e só termina com a morte. Entendo que nenhuma lei deve autorizar a morte. Essa é uma decisão inconstitucional. Quem faz aborto comete um crime. Também sou contra o aborto em casos de estupro e de risco à vida da gestante. No caso de fetos anencéfalos, a situação é mais grave ainda. Há vários casos de mulheres grávidas de bebês sem cérebro que abortaram, mas se arrependeram e hoje enfrentam sérios problemas psicológicos. Se o aborto de fetos anencéfalos for aprovado, haverá precedente para a legalização e para o avanço do aborto no Brasil.
Severino Ramos da Silva
Defensor Público e Presidente da União dos Juristas Católicos do Estado

A Favor
"Decisão cabe aos pais, não ao Estado".
Sou a favor do aborto nesse caso. Também aprovo a decisão nos casos de estupro e risco à saúde da mãe, já previsto no Código Penal. Acredito que o Estado não pode obrigar uma mulher a passar por todas as transformações de uma gravidez se o feto é anencéfalo. Isso tira a dignidade dessa mãe, pois o feto não vai sobreviver. Em vez de celebrar a vida, celebra-se a morte. O Estado não pode obrigar essa mulher a passar por tanto sofrimento. Cabe ao Estado amparar essas mulheres e oferecer toda assistência médica e psicológica, mas não obrigá-la a levar a gestação até o fim. Essa decisão cabe aos pais, não ao Estado.
Daury Cesar Fabriz
Doutor em Direito Constitucional e Professor da FDV
Jornal  A Gazeta de 12/04/2012. Pág. 3 - Destaque do Dia.

35 comentários:

  1. eu acho que o aborto e uma coisa que cada um tem um pensamento sobre esse assunto e d que forma aconteceu se for por estupro e nao deseja fale o aborto o que fale e o pensamento da pessoa

    Juliano STRASSMANM

    ResponderExcluir
  2. Sou contra a esse aborto, pois pode acontecer de o feto não ser anencéfalo.


    Nayara 2ª Ano

    ResponderExcluir
  3. Sou a favor do aborto em casos de doenças,mas acho errado em casos de estrupo.


    Renata 2 ano

    ResponderExcluir
  4. Seria no caso de deixar a mãe decidir se ela vai querer ter o filho ou não.Por que eu não acho certo,as leis entrar em um relacionamento com os pais e o feto.Deixar a opnião ser decidido pelos pais;e se eles não quisesem ter o filho sabendo que esse ser vivo viverá por alguma horas ou dias;e o ser feito o aborto sem dar problemas com a justiça porque foi o que o casal desidiu.
    daiane eleoterio - 2 série

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião acho que deveria acontecer o aborto, pois si deixar para depois, o sofrimento da mãe irra ser bem maior com a perca do filho.Bianca Naiana Alves Peçanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que cada um tem um direito de pensar e tomar sua decisão

      Excluir
    2. Eu acho que cada um tem direito de tomar sua decisão se caso tiver alguma dooença eu fico a favor


      Anielly de Andrade Bonfim 2ª série EM

      Excluir
    3. Na minha opinião deveria sim acontecer o aborto sim pois mas cada um tem sua opinião.Mas se for deixar para depois o sofrimento será maior.

      Aline Gon 2ºano

      Excluir
  6. O supremo tribunal federal fez uma coisa que vai ajudar as pessoas que quer fazer um aborto em caso de anencefalia,e com isso eles não serão discriminados da sociedade.

    Evanildo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso depende muito da familia se vai querer abortar ou ficar com a criança no meu caso eu abortaria pois pouparia sofrimento depois
      priscila freitas me sigam no twiter
      @prizinhafreitas obg

      Excluir
  7. eu sou a favor a interrupção da gravidez de anencéfalos, pois na minha opinião estes bebês devem ser retirados antes de nascer assim a mãe não sofreria tanto com a perda de seu filho,se nascem logo morreriam.
    Kênia S.D 2ANO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que a mãe tem q pensar no sofrimento dessa criança!!!!

      ray victer 2ª série EM

      facebook: rayvicter@hotmail.com

      Excluir
    2. Eu sou a favor pois a criança logo apos seu nacimento ela vira a morrer e causara mais sofrimento para a familia (Emocional),Kézia Mesquita 2 serie.

      Excluir
  8. todas as " mães " devem ter o direito de decidir sobre a vida do feto caso seja um anencéfalos.

    ULISSES MANTHAY

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que quando a mulher sabe que seu filho vai nascer com esse problema afamilia deve fazer o que seria melhor para a criança nesse caso seria melhor o aborto

    Alex / Andre

    ResponderExcluir
  10. Eu sou contra qualquer tipo de aborto, mas no caso de bebês que tem a doença da anencéfalia eu concordaria em enterromper que essas bebês nascem porque se eles nascessem não viveriam porque não tem cerebro e sem o cerebro o resto do corpo não funcionam. Elizama 2 ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou a favor do aborto nos bebes anencefalos,pois pode aver outras complicações apos o parto,não so fisicas mas tambem pcicologicas.Vitor

      Excluir
    2. Eu sou a favor do aborto no caso de bebes encéfalos, porque como jà disse acima que as mães não devem levar essa gravidez até o final para não sofrerem e nem a sua família

      Excluir
  11. A favor porque a mae tem direito de escolher se ela quer abortar ou não. RENAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que os pais tem direito de escolher, eles sabem o que é melhor para a familia, mas eu não concordo com a legalização.Isso vai pela consciência de cada um.
      Alicy Corona 2ª série

      Excluir
  12. Eles estão certos que deve sim ser legalizado alguns tipos de abortos principalmente da anencefalia mas tudo com seu limite, pois muitas pessoas aproveitam desses casos.
    toda familia deve sabre o que pretender para o futuro de seu filho independendo do caso.

    ResponderExcluir
  13. Eu sou a favor do aborto no caso de bebes encéfalos, porque como jà disse acima que as mães não devem levar essa gravidez até o final para não sofrerem e nem a sua família

    Rafael 2ª série

    ResponderExcluir
  14. Eles estão certos que deve sim ser legalizado alguns tipos de abortos principalmente da anencefalia mas tudo com seu limite, pois muitas pessoas aproveitam desses casos.
    toda familia deve sabre o que pretender para o futuro de seu filho independendo do caso.
    wender amancio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um tem o direito de escolher o que acha melhor, para si.Mas, Eu não abortaria, Daria um SIM a vida! Para mim não importa se o aborto é liberado ou não, e sim a fé de cada um.

      Excluir
  15. Na minha opinião deveria ser legalizado,pois imagina só o sofrimento que uma mãe teria depois que o filho nascesse e morresse logo em seguida ela poderia ficar traumatizada,e além disso a família passaria por constrangimento pelos vizinhos.

    João Victor 2ºano

    ResponderExcluir
  16. Eu não concordo porque só deus tem o direito de tirar nossas vidas GABRIEL 2ªSERIE

    ResponderExcluir
  17. Cada um tem o direito de escolher o que acha melhor, para si. Mas, eu não abortaria, daria um SIM a vida!!! Para mim o que importa mesmo é a fé de cada um.
    Nediane Borchardt Reckel
    2ª EM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião sou a favor de aborto em casos de bebes anencéfalos. Porque a família pode sofrer mais apos o nascimento da criança!Claudinei V de Souza

      Excluir
  18. Sou a favor porque a família e principalmente a mãe vai sofre ao saber que carrega um criança que ao nascer vai morrer e por isso tem que deixar a mãe escolher .


    Marcella Castiglioni 2º ano "U"

    ResponderExcluir
  19. eu sou a favor e acho que cabe a mãe decidir pois e uma forma de aliviar o sofrimento.
    Luiza Andreatta Pavan
    2ª ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou a favor da vida. A ciência já comprovou que a vida começa com a concepção e só termina com a morte. Entendo que nenhuma lei deve autorizar a morte. Essa é uma decisão indiscutível. Quem faz aborto comete um crime. Muitas mães depois de terem abortado uma criança com anencefalia sofrem transtornos psicológicos podendo até nem engravidar mais com medo que aconteça novamente .
      Mais temos opiniões contrarias em relação a isso tudo cada um pensa da forma que mais deseja .

      Deíse de Freitas Adriano O_o

      Excluir
    2. Sou a favor pois amenizaria o sofrimento da mãe e dos parentes, e tambem a criança vai morrer do mesmo geito,
      jéssica vitorino

      Excluir
    3. sou a favor da vida mas cada pessoa tem seu jeito de pensar e agir.karine 3m1 em

      Excluir
    4. Eu acho que deve existir a lei permitindo,porem o casal deve escolher qual é a melhor coisa a se fazer,levando em conta a opinião de cada um.
      Daiane Casagrande 3º ano

      Excluir
  20. eu acho que se não tem para que instir se depois core risco de morrer

    ResponderExcluir