"Se você pensar que pode, estará certo. Se você pensar que não pode, também estará certo."
Henry Ford

terça-feira, 24 de abril de 2012

Autoimagem



A IMPORTÂNCIA DA AUTOIMAGEM

A autoimagem pode ser definida como a visão que temos de nós mesmos, o nosso“retrato mental” baseado em experiências passadas, vivências e estímulos presentes e expectativas futuras. Inclui a forma o tamanho, as proporções do nosso corpo, nossos sentimentos em relação a ele e suas partes segundo nossa avaliação.
A aquisição da autoimagem se dá por aprendizagem. Ao interagir com as pessoas que lhe são importantes a criança recebe retorno verbal e não verbal que reforça suas particularidades. A avaliação que faz de si surge a partir da avaliação que os outros fazem dela.
A aparência física, a força, a coordenação motora provocam reações nas pessoas. Meninas bonitas recebem estímulos dos outros que ressaltam essa qualidade. Meninas esportistas são requisitadas pra fazer parte de equipes esportivas. A criança chega à formulação de quem é, em parte, devido às próprias observações, mas principalmente pelas observações dos outros para com ela.
A imagem que a criança tem de si pode não ser exata. Quanto mais real essa imagem, maior facilidade terá de se comportar diante da vida. Quanto mais a criança gostar de sua autoimagem, maior será sua autoestima.
Adler, discípulo de Freud, falava em sentimentos de inferioridade originários da infância, onde a criança sentia-se pequena e fraca em contato com o adulto, grande e forte. Precisando ser cuidada, tomada ao colo, recebe mensagens de sua dependência e fragilidade.
Em nossa sociedade, onde vivemos a cultura da aparência, a beleza adquire conotação de aceitação de não rejeição. Não ser bela equivale a ser rejeitada. A busca da beleza é também busca de aceitação. Crianças atraentes são mais valorizadas, mais requisitadas. A criança se esforça para ser aprovada e quando pergunta se é bonita está solicitando a aprovação do adulto. Quando não obtém êxito na construção de uma autoimagem pode generalizar essa inadequação para outras áreas de sua vida. A avaliação que fizer de si, suas crenças a respeito, determinarão seu comportamento. Pessoas que se consideram feias, procedem como tal, mesmo se consideradas bonitas por outras. A auto-imagem é mutável por fatores emocionais, sentimentos, sensações internas, por estimulação cultural, moda, mídia e outros.

Capturado em 24/04/2012.

12 comentários:

  1. A autoimagem é muito importante porque uma pessoa tem que ter confiança em si mesmo falar eu posso eu comsigo eu me gosto nunca desistir de si mesmo dos seus sonhos sempre acreditar.
    Diego william buss sarter

    ResponderExcluir
  2. Esta postagem mostra de fato a realidade da sociedade mundial . A autoimagem se tornou uma doença ,ou melhor uma violência pscicológica pois as pessoas fazem mal a si mesmas em busca da beleza.E com essa violência ,as pessoas começam a sofre o bulling.

    Layla.

    ResponderExcluir
  3. a auto imagem é importante na vida, se uma pessoa não se sente bem consigo mesma, não consegue ser feliz, sua auto estima fica la em baixo!



    lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independente de cada um todos nós temos que ser autenticos .
      Auto imagem é muito importante porque nos define o que nós somos nossa personalidade própia independente de sermos mais magrinhos e mais fofinhos temos q ser unicos nos aceitanto .
      NOME DEISE de freitas

      Excluir
  4. Eu acho que todos devemos nos ver exatamente como somos,sem distinção ou querendo ser alguem que não somos!!! Vitor Mazza Braun

    ResponderExcluir
  5. eu acho que cada pessoa tem que ter sua própria autoimagem de acordo como viveu sua vida, se foi uma vida ruim,na minha opinião tera uma autoimagem pessíma de si mesmo, mas se teve uma vida boa tera uma ótima autoimagem de si
    Tiago.S.dos Santos

    ResponderExcluir
  6. A auto imagem é importante para nós refletirmos sobre nós mesmos.


    Matheus Hanerth

    ResponderExcluir
  7. eu acho que cada pessoa tem que ter sua própria autoimagem de acordo como viveu sua vida, se foi uma vida ruim,na minha opinião tera uma autoimagem pessíma de si mesmo, mas se teve uma vida boa tera uma ótima autoimagem de si
    Tiago.S.dos Santos

    ResponderExcluir
  8. Na sociedade em que vivemos ,as pessoas estão dando muito mais valor para a beleza exterior do que para a beleza interior.
    Os meios de comunicação trazem imagens de lindas mulheres ,com belos corpos,bem vestidas e comportadas.Isso faz com que as mulheres queiram seguir esse "padrão" de beleza.Em busca disso,muitas vezes, fazem mal à sua própria saúde e não vêem que o que realmente importa e os sentimento que cada um(a) guarda dentro de si mesmo.

    Ass:Daiane Casagrande.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que toda pessoa deve ter sua própria autoimagem, se ela teve um passado ruim, ela vai querer ser vingativa, se foi um passado bom ela vai querer ajudar a si mesma e aos outros!Claudinei V de Souza

    ResponderExcluir
  10. Na sociedade em que vivemos ,as pessoas estão dando muito mais valor para a beleza exterior do que para a beleza interior.
    Os meios de comunicação trazem imagens de lindas mulheres ,com belos corpos,bem vestidas e comportadas.Isso faz com que as mulheres queiram seguir esse "padrão" de beleza.Em busca disso,muitas vezes, fazem mal à sua própria saúde e não vêem que o que realmente importa e os sentimento que cada um(a) guarda dentro de si mesmo.

    Ass:Daiane Casagrande.

    ResponderExcluir
  11. Cada pessoa tem a sua autoimagem feita desde criança, muitas pessoas sofrem com o preconceito de negros, gordinhos, magros . Cada um tem que se aceitar e gostar do geito que é .

    NOME :jéssica

    ResponderExcluir