"Se você pensar que pode, estará certo. Se você pensar que não pode, também estará certo."
Henry Ford

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Força e Teimosia

Curumin acha que força e teimosia são a mesma coisa. Conseguiu furar as primeiras corredeiras sem muito esforço. Essa aqui agora é que não é nada fácil. Dá até para ver os músculos retesados dos braços. Decerto estão doídos. E a canoa não vai nem pra frente, nem pra trás. O suor já está aparecendo nas costas e brilhando com o Sol.
Jarí insiste em lutar contra a correnteza, mesmo vendo que a água tem mais força. O porco do mato também é assim. Quando resolve atacar, vai até o fim. E por isso, quase sempre morre na ponta da lança de um caçador. Menino devia seguir exemplo do grande canguçu (jaguar). Tem bicho mais forte que ele? Mesmo sabendo da sua força, canguçu só ataca na hora certa. E não tem vergonha de fugir, quando está levando a pior. Por isso canguçu vive e porco do mato morre.
Deixa curumin tentar sozinho mais um pouco. Se não aprender, vou ter que ensinar que, mesmo no meio da corredeira, tem remanso de água calma. E voltar um pouco, pra procurar ganhar força nova e enxergar outro caminho, não é vergonha.

(Desconhecido)

3 comentários:

  1. Esse texto fala exatamente que devemos pensar bem antes de fazer algo, não devemos agir por impulsão. Devemos analizar as as melhores possibilidades, as melhores condições para integrarmos no mercado de trabalho.Mostra também que não devemos desistir dos nossos objetivos.Josemar, LORRAYNE.

    ResponderExcluir
  2. Nós jovens nunca podemos desistir de nossos sonhos por mais dificeis que sejam.
    layla ferrari
    Diego sarter

    ResponderExcluir
  3. O texto é parte do livro "Apenas um curumim", de Werner Zotz.

    ResponderExcluir