"Se você pensar que pode, estará certo. Se você pensar que não pode, também estará certo."
Henry Ford

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Competências Profissionais


O mercado de trabalho atual exige maiores competências profissionais, o que vai muito além do diploma da universidade. Valores, inteligência emocional, visão ampliada, atitudes, e habilidades são fatores fundamentais para quem deseja alcançar o sucesso profissional.

Por Rosival Fagundes


O mercado de trabalho hoje exige muito mais do que um diploma. Longe estão os dias em que frequentar uma universidade altamente credenciada era uma garantia para conseguir um bom emprego ou uma boa posição profissional. Hoje, você precisa de muito mais: experiência, comunicação e outras habilidades.
Mas o que é competência? Quais são os elementos exigidos atualmente?
As competências são formadas basicamente por três fatores: conhecimento, habilidades e atitudes.

As “10” competências mais procuradas pelo mercado de trabalho atual:

1. Adaptabilidade - É a capacidade de adaptação às mudanças, a diferentes situações e realidades, a novas atividades e projetos. As empresas hoje estão constantemente transformando-se para acompanhar as freqüentes mudanças no cenário econômico mundial. Para sobreviver financeiramente na competição acirrada do mercado, as empresas estão buscando os profissionais com um elevado nível de adaptabilidade, que sejam abertos, que aceitem mudar de posto, de cidade, de país, que modifiquem projetos e prioridades, que aceitem novas ideias.

2. Criatividade - É o processo através do qual as ideias são geradas, desenvolvidas e transformadas em valores. O processo envolve a descoberta de maneiras novas e eficazes de lidar com o mundo, resolver problemas e ampliar o círculo de influência. A criatividade manifesta-se pela capacidade de inovar e de resolver situações inesperadas e da capacidade de decidir autonomamente e, acima de tudo, pelo senso crítico: não aceitar passivamente o que a tradição, moda e opiniões dominantes procuram impor incondicionalmente. O mercado de trabalho busca os profissionais que têm ideias novas e originais. Mas, para ser criativo é necessário expor, apresentar ideias e pontos de vista e permitir riscos, sem medo de errar.

3.Iniciativa - É tomar a iniciativa de resolver problemas e realizar tarefas fáceis ou difíceis. Não só ter a ideia ou solução, mas acima de tudo, tomar medidas. O mercado está procurando profissionais que respondem com rapidez e agilidade às demandas da vida cotidiana.


4.Facilidade de comunicação -  Com a evolução da tecnologia surgiram várias ferramentas de comunicação. A Internet permite que a comunicação seja feita em alta velocidade e atravesse grandes distâncias. Por outro lado, fazer uso destas novas ferramentas, não significa ter facilidade de comunicação. Você precisa saber expôr claramente as idéias e opiniões, o que exige ser capaz de observar os acontecimentos e situações e ouvir os outros. 
A comunicação pode ser feita de várias maneiras: verbalmente, por escrito e não-verbalmente.Às vezes nós nos comunicamos facilmente através de uma dessas formas, mas também há a necessidade de desenvolver outras. Às vezes dizemos algo verbalmente, mas os nossos olhos ou sorriso podem dizer o oposto. Para trabalhar na atualidade é preciso se comunicar através de vários instrumentos, em línguas diferentes e você tem que entender a linguagem dos vários membros da equipe profissional.

 5. Facilidade de relacionamento interpessoal - Relacionar-se facilmente com os outros exige ser empático, aceitar a si mesmo e aos outros com os pontos fortes e fracos de cada um, estar disponível para o outro. Nas sociedade de hoje as relações são cada vez mais breves, superficiais, temporárias, e até mesmo virtuais. No mundo do trabalho é agora falado da importância da "rede" ou rede de contatos, pois ela frequentemente facilita, desde novas oportunidades de carreira, até a troca informações, realização de negociações e parcerias.

6. Capacidade de resolver problemas - Resolução de problemas faz parte da rotina diária de trabalho em todas as atividades de trabalho, o que muda é o tipo e a dimensão de tais problemas. Há dificuldades muito simples e outras que exigem maior esforço e persistência para serem resolvidas. Para resolver um problema, devemos analisá-lo de diferentes ângulos, investigar possíveis formas de resolver, avaliar alternativas, prever conseqüências e tomar uma decisão assumindo riscos.


7. Capacidade para trabalhar em equipe - Não podemos mais trabalhar sozinhos, vivemos em um mundo globalizado que exige que o trabalho seja feito em equipe, às vezes composta de pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância. Não é fácil trabalhar em conjunto, porque isso requer expor ideias e ouvir os outros; aceitar sugestões, respeitar opiniões diferentes, colaborar, construir juntos, e aceitar os limites de si e dos outros membros da equipe.


8. Liderança -  “Não é a posição que faz o líder, mas o líder que faz a posição”. 
Um bom líder ouve as idéias dos outros, inspira confiança nos colegas de equipe, respeita os outros, é seguro o suficiente para defender suas ideias e as dos seus subordinados, é capaz de atrair voluntários para suas iniciativas e projetos, influencia outros e cativa a sua atenção, coordena e organiza projetos. O mercado de trabalho hoje procura as pessoas que podem, em algum momento ou ocupação, assumir o papel de líder e conquistar seguidores.

9. Empreendedorismo - Esta competência não é necessária apenas para aqueles que querem seu próprio negócio, mas para qualquer profissional. É muito importante saber mostrar o seu conhecimento e valor, seu“know-how”, saber vender seu produto ou projeto, tratar o negócio como se fosse seu, buscar novas oportunidades, ter perseverança e compromisso, assumir riscos, planejar e definir metas. No mercado competitivo, ter um espírito empreendedor abre muitas portas. Você não pode esperar até que alguém lhe dê uma oportunidade de emprego ou negócio, você deve ir a campo para encontrá-la.



10. Domínio das novas tecnologias de comunicação e informação.

Hoje em dia é essencial conhecer e saber usar as novas tecnologias de comunicação e informação. A Internet mudou as relações e lugares de trabalho. Hoje você trabalhar em qualquer lugar, não precisa mais estar na empresa ou escritório. Você pode se comunicar facilmente com os profissionais que estão longe, trocar ideias por e-mail, msn, skype, fazer reuniões, fazer cursos e conferências através de vídeo conferência, comprar e vender produtos em sites comerciais de diferentes países o mundo e assim por diante. As relações interpessoais foram facilitadas e expandidas com redes como Orkut, Twitter, Facebook, MySpace, e outros.

Hoje, quem não está conectado nem acompanha o mundo tecnológico fica em desvantagem no mercado de trabalho.

Tradução do texto de Kathia Neiva, Dra. en Psicología de la Universidad de Paris V, San Pablo, Brasil. 
WWW.ROSIVALFAGUNDES.COM.BR
CONTATO@ROSIVALFAGUNDES.COM.BR

28 comentários:

  1. competências profissionais falam de como a concorrência hoje ta grande .. que meios temos que usar para conseguirmos um bom lugar no mercado de trabalho ;...
    competência são várias coisas resumida em apenas este nome ...
    competência é a iniciativa, adaptabilidade, criatividade e assim por diante ..
    então por isso tudo que temos que dar o melhor de nós sempre ... se formos um lider .. temos que ser um bom lider, saber ouvir os outros e suas opiniões não deixando de dar nossas próprias "!!!

    nome: nathielly

    ResponderExcluir
  2. O jovem precisa de ter mais oportunidades e acreditar mais no seu potencial, mesmo nao tendo experiencia ele tem grande conhecimento,e quer atravez da oportunidada mostar que ele tem a mesma capacidade de experiencia que qualquer pessoa experiente.Ter um bom curiculo influencia bastante
    na hora de conseguir emprego.


    Gracieli folador

    ResponderExcluir
  3. O texto da uma ideia sobre o que devemos realmete fazer depois de ter um diploma mas alem disso devemos ter a capacidade de termos uma boa vontade de trabalhar.willis

    ResponderExcluir
  4. O texto nos fala do Mercado de trabalho e as concorrências.E é exatamente isso o que esta acontecendo quanto maior sua competência mais rápido vai achar emprego.
    Matheus Hanerth

    ResponderExcluir
  5. O texto nos propõe uma idéia sobre como funciona o mercado de trabalho.Mostra que todos tem direitos iguais,porém uns se destacam mais que os outros por estarem dentro do mundo tecnológico.Sua idéia é mostrar que quem não se comunica e não sabe ouvir e entender o outro fica em desvantagem no mmercado de trabalho.Lorrayne.

    ResponderExcluir
  6. Hoje no mundo em que vivemos a gente não tem que ter somente o estudo da escola mais sim ter a esperiência e o conhecimento sobre as novas tecnologias sendo sempre atento as novas tendencias do mercado para atender as empresas que procuram essas pessoas.
    Diego William Buss Sarter

    ResponderExcluir
  7. que o mercado de trabalho exige muita experiencia proficional e tecnologico,nos jovens precisamos nos atualizar se quizermos nos aperfeiçoa....
    warlliston milli

    ResponderExcluir
  8. hoje em dia o mercado de trabalho não exige apenas um simples diploma e sim competência.
    tem que ter atitude, habilidade,criatividade,inteligência.
    antes para se conseguir um bom emprego era só ter a faculdade , hoje em dia precisa ter muito mas que isso,é preciso ter esperiência e competência!
    nome: jucélia

    ResponderExcluir
  9. O texto que nao devemos trabalha so devemos trabalhar em grupo. fala tabem devemos ter muita conpetencia. E e dificil conseguir emprego.




    Alexsandro Eleoterio

    ResponderExcluir
  10. FALA QUE A LIDERANÇA É UM ALVO MUITO IMPORTANTE NO MERCADO DE TRABALHO E QUE DEVEMOS SABER TRABALHAR EM EQUIPE.E QUE DEVEMOS SABER AGIR DIANTE DA CONCORRENCIA.LAYLA

    ResponderExcluir
  11. O texto nos mostra o que realmente esta acontecendo nos nosso dia a dia pessoas que precisam ter mais capasidade para o mercado de trabalho não é tão facil entrar em uma empresa devemos ter competencia devemos sempre nos dar o maximo ter competencia habilidades e atitudas, não devemos ser maucriados com os clientes devemos saber lidar com as pessoas. Para entrar em uma faculdade presisamos ter inteligência.Na hora serta é que devemos falar e sempre falar a coisa serta pois as veses por um vasilo perdemos algo que possa melhorar a nossa vida. Rachel

    ResponderExcluir
  12. o mercado de trabalho hoje em dia requer muito mas do que uma simples faculdade ou seje um simples diploma ele pede experiência ..
    pede habilidade , criatividade e muito mas ,portanto devemos dar o melhor de nós !!!
    nome:jessica

    ResponderExcluir
  13. O mercado de trabalho não é nada facil, porque é muito competitivo e a esperiencia é o que conta sempre.As vezes uma pessoa acha que será facil achar um emprego mas se depara com um mercado que quase sempre espera mais que do uma pessoa pode dar.As empresas hoje esperão achar pessoas que saibam sair de situações difíceis sem se amedrontar!!!!!!!
    Vitor Mazza Braun

    ResponderExcluir
  14. O texto nos mostra somente a realidade e nos dar dicas de como podemos ter mais chances de engressar no mercado de trabalho,pois hoje em dia os empregos estão cada vez mais exigentes,pois não basta somente uma pessoa ter escolaridade,ter faculdade,ela precisa ter acima de atitudes,inteligência,precisa saber lidar com as pessoas,pois as pessoas nunca vão trabalhar sozinhos vão sempre precisar ter atidudes,saber o que tem que dizer na hora certa.Uma pessoa não pode esperar um emprego bater em sua porta,precisa correr atrás.A pessoa precisa se qualificar a cada dia. jaciara

    ResponderExcluir
  15. Conseguir um emprego é muito difícil para um jovem, por não ter a experiência exigida pelas empresas, e como o mercado de trabalho é muito competitivo ele não tem muitas oportunidades. Para conseguir um emprego o jovem tem que ser perseverante e não desistir no primeiro não que receber, pois um dia terá uma chance.

    Walex Milbratz Braun

    ResponderExcluir
  16. O mercado de trabalho parece ser um "bicho papão" para os jovens, mas não é bem assim: o jovem é criativo, ´e cheio de energia,etc. O mercado de trabalho busca tudo isso, então não adianta se extressar, pois se formos nós mesmos seremos muito bem acolhidos no nosso local de trabalho. Não devemos ter medo de expressarmos nossas opniões, pois elas podem ser muito importantes para melhorar o nivel da empresa em que trabalha e se for escartada sua ideia não fique triste, continue pois um dia vai dar certo.NÃO DEVEMOS DESISTIR!!!!!!!!!!!!
    Izamara Zeni

    ResponderExcluir
  17. O jovem e criativo e inteligente domina no meio da tecnologia sabe se por na sociedade e sabe se relacionar com todos.
    O jovem e comunicativo por isso tem a extrema capacidade de se tornar um bom trabalhador cheio de ideias que precisam ser expostas.
    Valdino...

    ResponderExcluir
  18. Minha opnião sobre o texto é que ele auxilia muitos jovens a se ingressar no mercado de trabalho, ele mostra que não é apenas o conhecimento que importa mais sim várias coisa com trabalhar em equipe, criatividade, competência e entre tantas outras coisas que são fundamental para o desenvolvimento e o cresimento de uma empresa.O conhecimento sobre todas as atualidades são fundamental.

    Ass: Raquilâne

    ResponderExcluir
  19. Mostra que o espírito de competitividade deve estar sempre aguçado e que devemos respeitar o direito do próximo de competir.Mostra que o mercado de trabalho não só exige experiência mas também a criatividade e a inteligência de saber fazer as coisas certas perante uma dificuldade.Josemar.

    ResponderExcluir
  20. Hoje um grande caminho para se conseguir um bom emprego é sem duvida os estudos,com os estudos as pessoas tem melhores condições de trabalho.
    Marques piri

    ResponderExcluir
  21. O texto diz que o mercado de trabalho não exige somente diploma,mas sim competencia que é formado basicamente por tres elementos,são eles;habilidade,conhecimento e atitude.O mercado de trabalho procura pessoas que tenham inciativa e agilidade para que possam cumprir com seus deveres.
    NOME:Taís

    ResponderExcluir
  22. O texto fala sobre como devemos conseguir um bom emprego,mostra como devemos lidar com as pessoas,fala sobre as competencias que devemos ter,mostra que não é só com um diploma que se conse gue um trabalho.O mercado de trabalho exige muito das pessoas e temos que estar sempre ligados nas atualidades.
    ESTELA

    ResponderExcluir
  23. O mercado de trabalho esta muito dificil, porque esta esigindo muita coisa do trabalhador:competência, esperiencia,etc.Por isso hoje em dia à muitos jovens desempregados por serem inesperientes e incopetêntes.
    Claudinei Valentin De Souza

    ResponderExcluir
  24. Os jovem precisa ta atento as novas técnologia na area de trabalho terem que ter esperiencia e saber

    ResponderExcluir
  25. O mercado de trabalho hoje em dia esta cada vez mais difícil porque está exigindo experiencia profissional
    e tambem tem a competitividade. O texto da dicas de como agir no primeiro emprego.

    ResponderExcluir
  26. Os jovem precisa ta atento as novas técnologia na area de trabalho terem que ter esperiencia e saber matheus rattes ventura

    ResponderExcluir
  27. Para se ter um bom emprego hoje em dia não é somente ter um ótimo estudo em uma faculdade,mas sim ter competencia para se colocar em uma boa posicão,e tem que se adequar as novas tecnologias que o mundo hoje nos oferece.
    NOME:Michelli

    ResponderExcluir
  28. Na minha opinião o texto é muito importante, pois ele informa varias dicas em relação ao mercado de trabalho, entre elas a forma que as pessoas devem agir diante as situações relacionadas ao trabalho,como se relacionar com os colegas,saber respeitar as opiniões ddos colegas e principalmente estar sempre informado sobre as novas tecnologias e como saber usa-lás a favor do seu trabalho,ou seja ,usa-lás para se destacar no mercado de trabalho.
    Daiane

    ResponderExcluir