"Se você pensar que pode, estará certo. Se você pensar que não pode, também estará certo."
Henry Ford

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Número de Jovens no Mercado de Trabalho vem caindo

A deficiência nas políticas públicas voltadas para os jovens brasileiros resulta em problemas de ordem econômica e social. Sem oportunidade, os integrantes da sociedade que possuem entre 15 e 24 anos refletem uma realidade generalizada em todo país: a falta de emprego aliada a baixa remuneração.
Em busca de um diagnostico da situação local dos jovens no mercado de trabalho, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, Dieese/Pa, realizou análises a partir de informações do IBGE e do Ministério do Trabalho, tomando como base a Relação Anual de Informações Sociais e outros dados de anos anteriores.
Diante das estatísticas do Estado do Pará, a constatação mais relevante é que mesmo com o aumento da população jovem, o nível de ocupação desta faixa etária vem caindo. De 2005 a 2009 o nível de ocupação dos jovens paraenses caiu de quase 26% para cerca de 20%. Em sua maioria na condição de empregado - principalmente na área do comercio, seguido do setor de serviços e da administração pública - somente 34% destes integrantes do mercado tinham carteira assinada, o rendimento médio era de até um salário mínimo e menos de 30% contribuíam para a previdência social.
Em 2009, o Dieese/Pa contabilizou 3.002.250 jovens em toda Região Norte, sendo que somente 55% destes indivíduos estavam na condição de economicamente ativos, a maioria do sexto masculino. No mesmo estudo, o Pará se destacou como o estado com maior população jovem, com concentração de 77% destes indivíduos na área urbana.
Falta de emprego e renda muito abaixa seguem como dois pontos preocupantes para a população de cerca de 1,4 milhões de jovens do Pará.  Por isso é importante o desenvolvimento de condições objetivas a este nicho social e a criação de mecanismos capazes de reverter esta situação, sobretudo por parte do poder publico, em todas as suas esferas.

Sexta-Feira, 05/08/2011, 10:35:03
http://www.diarioonline.com.br/noticia-160542-numero-de-jovens-no-mercado-de-trabalho-vem-caindo.html

29 comentários:

  1. (Pablo) Além de uma baixa remuneração, o mercado de trabalho está exigindo uma alta competência profissional.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto fala bem sobre as difículdades que os jovens passam para conseguir o primeiro emprego, principalmente nos estados que são considerados mais "pobres" como o que fala no texto o "pará". pois ainda existe um preconseito muito grande em relação ao jovem que entra pela primeira vez no mercado de trabalho, pois não tem experiência como aqueles que já trabalham na área ,mais se não tiver oportunidade não tem como ser ter a tão esperada experiência?

    Lorrayne

    ResponderExcluir
  3. No mundo de hoje estamos "batendo" de frente com esse assunto diariamente, pois a oportunidade para os jovens esta ficando cada vez mais difícil, porque o mercado de trabalho exige qualificação, então como que o jovem adquiri isso se não tem oportunidades para tal? Precisamos mudar essa idéia de o jovem ser inferior aos outros em relação ao trabalho, todos tem o direito de passar por experiências profissionais.

    Patricia

    ResponderExcluir
  4. (Kézia)Se o número de jovens no nercado de trabalho diminuiu é por um bom motivo. As entidades governamentais devem dispôr de mais oportunidades para jovens que queiram entrar antecipadamente no mercado, pois a cada dia milhares destes decidem ter sua independência econômica e precisam de um incentivo.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que esse é um tema muito interessante de falar, pois nós somos jovens e queremos nossos direitos para conseguir um bom emprego para nossas vidas,acho que o governo vem investido pouco na area de trabalho para os jovens.
    Nós saimos da escola todo empougado e guando damos de cara com relidade nos deparando com empresas pedindo esperiêcia e como se a terra fugi-se dos pés.!!!!!!ainda bem que tem os cursostecnicos!!!!!!!!

    CLAUDIONOR FILHO SOUZA GOMES

    ResponderExcluir
  6. (Sueli) Quando o jovem pensa no primeiro emprego, aparece consigo a imaturidade i a inesperiência, pois o mercado exige pessoas com experiência. Como um jovem hoje vai adquirir experiência se lhe falta opurtunidade?

    (Brenon) Chegarmos a um ponto de entendermos a dificuldade do jovem em seu primeiro emprego, acaba abrangendo duas conclusões. Primeiro sua oportunidade é vulnerável, segundo sua experiência é vulgar.

    ResponderExcluir
  7. É muito importante sabermos que não só no Pará que os jovens estão passando por esse problema, mas sim no mundo todo há jovens que não conseguem emprego entre 15 a 24 anos, pois na minha opinião, as empresas pensam que os jovens não tem capacidade para realizar certas atividades.

    Diná

    ResponderExcluir
  8. Esse texto mostra como os jovens estão com dificuldades em arranjarem emprego.Hoje ter um bom emprego é ter uma boa qualificação profissional,mas nem todos tem essas oportunidades,pois o mercado exige muito dos jovens e com isso não consegue ficar no emprego.

    LHAIS

    ResponderExcluir
  9. Os jovens de hoje em dia tem muitas dificuldades de conseguir o seu primeiro emprego por falta da tal sonhada experiência, que é muito concorrida no mercado profissional, pois as emprresas querem exigir muito dos jovens por causa da sua falta de qualificação, mas eles não tem culpa de "superiores" não oferecerem oportunidades á eles.

    Ediane

    ResponderExcluir
  10. O mercado de trabalho está exigindo pessoas com experiências, mas a maioria delas as vezes não possuem nenhuma experiência, os jovens são essa maioria, ja que as vezes será o seu primeiro emprego. Por isso que o numero de jovens no mercado de trabalho está baixo.

    ResponderExcluir
  11. muitos jovens estão com dificuldade de escolher um trabalho porque muitos trabalho precisa de experiencia.
    Gothierry

    ResponderExcluir
  12. (Jayane) Hoje o mercado de trabalho está exigindo uma alta competência dos jovens pois cada dia que passa as experiências e a capacidade de ter seu primeiro emprego esta ficando maior.

    ResponderExcluir
  13. No Brasil, como as pesquisas indicam, o número de jovens vem aumentando e o número de vagas para estes vem diminuindo.Isso se deve ao fato de eles não tem experiência profissional, e poucos tem uma qualificação profissional de qualidade para suprir essa necessidade de mercado.O governo quer reverter esse quadro por meio de programas sociais que incentivam o primeiro emprego e pela qualificação profissional por meio das escolas técnicas. Porém a educação pública tem muito para melhorar, além disso deve-se investir em desenvolvimento social , pois crianças felizes aprendem melhor e se dedicam mais aos estudos.

    Elivelto Ebermam

    ResponderExcluir
  14. Os jovens, não só do Estado do Pará, mas sim de todos os estados brasileiros sofrem com a falta de emprego e com o salário que não lhes proporcionam uma boa renda, pois muitas pessoas que estão dispostas a empregar um jovem, na maioria das vezes, acham que os mesmos não são aptos a exercer de forma qualificada um cargo mais importante. Mas como saber se um jovem tem capacitação ou não para um emprego de um nível mais elevado se não lhes são dadas as oportunidades necessárias? Por isso acho que todos os jovens devem ter de alguma forma uma garantia de que quando terminarem uma faculdade ou cursos técnicos teram um emprego que desejarão exercer.

    Postado por: Carolina V. Passos

    ResponderExcluir
  15. Muitos jovens passam pela dificuldade de obter o primeiro emprego pois não estam especializado em nenhuma area, e tem que disputar vagas com outros profissionais já preparados para o mercado de trabalho o que faz com que os jovens não tenham muitas oportunidades..

    Karen

    ResponderExcluir
  16. Os jovens merecem melhores condições de emprego, porque todos nós sabemos que é difícil conseguir o primeiro cargo em uma determinada empresa. Sabemos também que é necessário ter experências para melhor se colocar em uma profissão.
    Todo gerente, ou qualquer outro empregado sabe o quanto é difícil conseguir um trabalho pela primeira vez. É preciso chances para que os jovens possam crescer proficionalmente.

    Gabriel

    ResponderExcluir
  17. (Romildo) Acredito que o número de jovens no mercado de trabalho vem caindo, pois o mercado de trabalho esta muito exigente e a maioria dos jovens não estão preparado para atender essas exigências.Portanto o as empresas exigem pessoas com experiência e a maioria dos jovens não tem.

    ResponderExcluir
  18. Penso que o nível de dificuldade se relaciona com o crescimento do número de jovens que vem aumentando gradativamente com o passar dos anos. Mesmo com o alto número de empregos no país o crescimento populacional dos jovens é desproporcional ao número de empregos daí a dificuldade em conquistar o primeiro emprego.

    Postado por:Caroline Dalmonech

    ResponderExcluir
  19. (Dayane) O mercado de trabalho exige experiências para o jovem obter seu emprego e com isso surgem difculdades para que os jovens se desinteressem.

    ResponderExcluir
  20. (Diones)Acredito que um bom sonho proporciona uma grande busca e essa busca que nos faz prepararmos para um mercado de trabalho exigente , mas como realizar sonhos se toda essa exigência não nos retorna uma remuneração favorável.

    ResponderExcluir
  21. O número de jovens no mercado de trabalho hoje em dia vem sendo muito concorrido pois são muitos os jovens entrando nesta área buscando um futuro melhor.

    Postado por: Vânia

    ResponderExcluir
  22. MARCILENE:Mesmo com o aumento da população jovem do estado do Pará,os fatos ficaram mais relevantes,porque os jovens estão saindo dos seus empregos,por sua renda ser baixa.

    ResponderExcluir
  23. Um dos fatores mais preocupantes do governo brasileiro é a baixa renda familiar e a falta de emprego.O nosso país não tem poucos empregos distribuídos pelos estados,ao contrário,o número de empregos vem crescendo cada dia mais com a Copa de 2014,as Olímpiadas,o problema é que o quantidade de pessoas desempregadas é ainda maior,então o grande desafio brasileiro não é falta de empregos e sim a superpopulação.

    Postado por: Willian Miguel

    ResponderExcluir
  24. O texto mostra como o número de jovens está diminuindo no mercado de trabalho nos dias de hoje. Isso ocorre pelo fato de que muitos jovens não tem experiência necessária para exercer uma profissão dígna. Alguns exemplos são a pouca experiência em cursos profissionalizantes, cursos superiores e até mesmo a falta de experiência no mercado de trabalho. O governo também ajuda os jovens com programas que incentivam o primeiro emprego como o "Projeto Rondon".
    Ass: Léfson Schulz

    ResponderExcluir
  25. Edivania:Os jovens são grandes parte da população brasileira,mas cada vez mais eles estão saindo dos seus empregos.Dados realizados já constataram que o número de jovens no mercado de trabalho está diminuindo.Muitos acreditam que seja a renda muito baixa,que eles querem melhor condições de empregos.Talvez com novos desenvolvimento em beneficio aos jovens esses mesmos se interessem para ficar em seus respectivos empregos.

    ResponderExcluir
  26. Francieli: Hoje em dia o número de jovens no mercado de trabalho vem caindo muito. Um desses motivos está ocorrendo porque muitos dos jovens não estão preparados para encarar o mercado de trabalho e também muitos deles não possuem experiência nenhuma. Isso também ocorre por falta de emprego e a renda é muito baixa.

    ResponderExcluir
  27. o número de jovens empregados está diminuindo cada vez mais, por falta de oportunidade, o mercado de trabalho esta'muito exigente a respeito do grau de experiencia de seus funcionarios, mas como que um jovem recém formado no ensino médio vai ter alguma experiencia se não tiver a oportunidade de obtê-la? nisso as empresas não pensam.

    Andressa

    ResponderExcluir