"Se você pensar que pode, estará certo. Se você pensar que não pode, também estará certo."
Henry Ford

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ficar ou Correr?

Por Artigos
Publicado 27/06/2011
 Vote

Por: Anai Auada
“Não quero continuar a faculdade.” O que fazer? As motivações que justificam essa constatação podem ser reais, equivocadas ou impulsivas. Preocupados, familiares e amigos evitam apoiar a evasão do curso. A maioria incentiva a continuidade, mesmo que a profissão seja abandonada no futuro.
Por que é difícil ser assertivo, respeitar as próprias conclusões? Atender aos próprios anseios deveria ser uma alegria. Livre arbítrio. Por que em vez de nos sentirmos incentivados, ficamos desamparados? Medo das consequências? Queremos ganhar sempre? Evitamos o lado ruim da escolha? Pode ser, mas isso é tudo? Ou será que nosso arbítrio não é tão livre assim?
Retoricamente, somos livres para optar. Na prática, não temos tanto campo para escolher quanto pensamos. Para o psicólogo Bohoslasvsky, ao decidirmos por algo, realizamos o exercício da conciliação. Mediamos desejos com possibilidades, opiniões famíliares, sociais ou qualquer critério que nos seja importante.
Algumas pessoas, submissas nessa batalha, quase esquecem o que realmente sentem. Evitam fugir de determinados padrões considerados normais. Cursar a universidade é o passo esperado ao final do ensino médio. Desistir é uma dessas situações que fogem à expectativa. Afronta o valor da perseverança que, subliminarmente, é superior à vontade pessoal. Internamente, sabemos que rejeitar algo é um sentimento legítimo. Deveria ser respeitado. Entretanto rechaçar o que não é crime, falha moral ou ética nem sempre é bem visto. Pior ainda quando se abre mão de um curso superior, objeto de desejo de muitos e privilégio de poucos.
Aprendemos que desistências denotam fraqueza. O ditado ensina: “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”. Quem ousa contrariar? Mesmo conscientes, ressentimos desobedecer a regra. Insegurança, culpa, fantasias de punição e auto-críticas emergem boicotando as chances de sucesso no novo caminho.
Por essa razão, o maior desafio ao abandonar os estudos, não é apenas saber se a decisão é certa. O maior obstáculo consiste em lidar com fantasmas como vergonha, medo de ser fraco, imaturo ou imprudente. Com o pavor de ser punido por esnobar uma realização. É difícil abrir mão do tal pássaro do ditado.
Entetanto é importante saber que esses fantasmas não atormentam apenas aqueles que de fato desistem. Todaa escolha pressupõe o abandono de projetos secundários. Perdemos os benefícios que as outras possibilidades ofereceriam. As alternativas preteridas permanecem no imaginário, idealizadas. Divididos, muitos continuam sonhando com os passos não concretizados. Não são desistentes formais, mas são profissionais desconcentrados, perturbados pela dúvida sobre estar ou não no lugar certo. Nesse caso, persistir acarreta no mesmo sofrimento. Não adianta tentar se enganar.
Ficar ou mudar é uma decisão prática, pessoal. Seja qual for a resolução, as chances de sucesso só existem quando se assimila que além dos benefícios, as escolhas nos limitam. Não existem garantias em nenhum caminho. Todos os projetos dependem de empenho e envolvimento.
Não existe uma resposta certa. O que deve existir é o compromisso consigo mesmo para bancar suas decisões. Como na reflexão de Antonio Machado: “Caminhante, suas pegadas são seu caminho e nada mais. Caminhante, não há caminhos; faz-se o caminho ao andar”. Vale acrescentar, caminhante por onde for, que esse caminho seja trilhado com ambos os pés firmes na estrada.
Capturado em 21/07/2011

9 comentários:

  1. Gostamos muito do texto,e percebemos que muitas vezes um jovem segue um caminho por pressão da familia,sociedade,amigos,etc...mas saber se estar no lugar certo não tem isso ,qualquer lugar é da pessoa basta ela ter compromisso,responssabilidade e acima de tudo força de vontade! Jaciara,Rachel,Suellem....

    ResponderExcluir
  2. acho que se as pessoas não tentarem e não se ariscarem não tem como chegar ao seu objetivo .. cada um tem o direito de escolher oque quer pra sua vida mas pra isso precisa ariscar ... se tentou e não conseguiu tenta novamente mas se caso não canseguir não desista ,passa pra outra coisa .. pra outra oportunidade porque desde quando a pessoa tem força de vontade ela vai longe ... mas não tem santo que te de um futuro desde que você não lute por ele .. é isso aii
    nome:nathielly0_o e gracieli

    ResponderExcluir
  3. As veses as isseguanças fazem parte de nossas vidas.
    Quando presizamos fazer algo muito importante surgem duvidas e insegurança principalmente quando vamos vazer algo pela primeira vez.



    Matheus Hanerth

    ResponderExcluir
  4. eu acho que não devemos ter medo do q vamos seguir
    provaçãoes e lutas sempre vão eexistir mais temos que sermos fortes e encaralas de frente
    talves seguimos uma profissão q nós não desejavamos por opção dos nossos pais amigos ETC ...
    mais tem quer sermos sentrados e não imaturos com as nossa desisões ..
    duvidas vão sempre existir mais se optarmos por coisas q relmente tem haver com nós sem sombras de duvidas vamos nos identificar com ele
    são poucas palavrs do q eu acho ......
    NOME: DEISE FREITAS ADRIANO o_O

    ResponderExcluir
  5. O texto se refere a nossa liberdade,mas sera que
    ela realmente existe.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que as pessoas devem decidir o que querem fazer sem ter medo de errar,temos que ser firmes nas decisões para as nossas vidas.Temos que escolher a profissão que acharmos melhor sem influencia de outras pessoas. Nome:Jucelia Helmer

    ResponderExcluir
  7. Muitas pessoas estão nesse caso não sabem o que escolher para seguir carreira,e ficam com medo de não saber lidar com diversas situação, eu acho que o que deve existir e determinação, força de vontade e compromisso com as coisas, seja em qualquer situação.
    Jéssica vitorino oliosi.

    ResponderExcluir
  8. NÓS ACHAMOS QUE É ERRADO OS JOVENS DESISTIR DOS ESTUDOS PARA FAZER OUTRAS COISAS SEM SER ESTUDAR OU TRABALHAR.OS PAIS DEVERIAM INCENTIVAR MAIS OS SEUS FILHOS PARA ESTUDAREM E CONSEGUIREM UM BOM EMPREGO.OS JOVENS DE HOJE SÓ PENSAM EM CURTIR A VIDA.
    JAQUELINE REIS
    MICHELLI CRISTINI
    TAÍS COUTINHO

    ResponderExcluir
  9. Ao meu entendimento, o texto fala que cada pessoa tem o seu direito de escolha e pode seguir o caminho que quiser.Mas as vezes as fantasias fazem com que perdemos grandes oportunidades
    Tiago silva santos
    Vitor Mazza Braun
    Claudinei Valentin

    ResponderExcluir